HISTÓRIA DO FISICULTURISMO FEMININO DO BRASIL E DOCTORBODY   1 comment

QUANDO TUDO COMEÇOU…
HISTÓRIA DO FISICULTURISMO FEMININO BRASILEIRO – 1984 a 1986 –

DOCTORBODY É O PIONEIRO NA HISTÓRIA DO FISICULTURISMO FEMININO DO BRASIL AO IDEALIZAR O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FISICULTURISMO FEMININO NO PAÍS E TREINAR A PRIMEIRA CAMPEÃ DE BODYBUILDING FEMININO DO BRASIL MARLENE PINHEIRO FARIA.

DOCTORBODY É O PIONEIRO NA HISTÓRIA DO FISICULTURISMO FEMININO DO BRASIL AO IDEALIZAR O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FISICULTURISMO FEMININO NO PAÍS E TREINAR A PRIMEIRA CAMPEÃ DE BODYBUILDING FEMININO DO BRASIL MARLENE PINHEIRO FARIA.

 

Nos anos 80 vivíamos os tempos de ouro do Fisiculturismo – Bodybuilding – sob a influência dos grandes ídolos da época.
Eram os atletas super musculosos que estrelavam nos filmes em Hollywood. Exemplos como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, causavam “frisson” entre os homens e mulheres da época. Os homens se espelhavam em seus corpos musculosos e os “esculpiam” mais e mais nas academias e as mulheres os admiravam e suspiravam pelos seus físicos em evidência nas telas de cinema. Nessa década os homens mais fortes e musculosos destacavam-se mais nas festas e eventos e eram mais cobiçados ao serem comparados aos seus ídolos tais como Conan, Rambo etc. Nessa mesma época as mulheres no Brasil começavam a ganhar seu espaço nas poucas academias de Musculação, lugares onde eram freqüentados por homens em sua maioria.
Vítimas de preconceitos pelos machistas “de plantão” elas sonhavam em ficar fortes tanto quanto os homens mas ainda não eram aceitas por eles e não tinham noção de que estavam muito próximas dessa tão estranha e difícil aceitação.
Nos primeiros anos da década de 80 não havia Competição Feminina no País porém existiam mulheres que sonhavam em participarem algum dia de uma Competição de bodybuilder – Fisiculturismo – Feminino.

O Primeiro Campeonato de Fisiculturismo Feminino no Brasil foi realizado pelo Professor Jair J. Frederico no ano de 1984 no Clube de Natação e Regatas Santa Luzia na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. No esporte não existiam categorias e as primeiras mulheres aspirantes á fisiculturistas almejavam estar excessivamente fortes. Portanto pode-se dizer que a primeira categoria do Fisiculturismo Feminino no Brasil assim como no resto do mundo foi a Categoria “Bodybuilder”.

1984 – Primeiro Campeonato Mr. Rio da História do Fisiculturismo Feminino – Musculação – do Brasil

Revista “Fatos & Fotos” nº 1214 Ano: 1984 Reportagem “A Força da Mulher”


O Atleta e Treinador Esportivo Jair J. Frederico deixou a sua principal marca na História da Musculação Atlética – Cultura Física – do Brasil por realizar o Primeiro Campeonato de Fisiculturismo Feminino no País .
O tema / título do Primeiro Campeonato de Fisiculturismo no Brasil foi o Mr. Rio de Janeiro que elegeu a primeira Miss Músculos Cultura Física da história do Brasil, e teve como Treinador Campeão,  Jair J. Frederico neste ano de 1984 e Vice Campeão em 1985 no Campeonato Carioca.
A grande vencedora foi a atleta Marlene P. Faria que se imortaliza como a Campeã da Primeira Competição de Fisiculturismo realizada no Brasil.

1985 – Segundo Campeonato Carioca de Fisiculturismo Feminino




Em 1985 a atleta Maria Eugênia vence o segundo Campeonato Carioca de Fisiculturismo Feminino e o Treinador Jair J. Frederico foi Vice Campeão com a atleta Marlene P. Faria.

1986 – Terceiro Campeonato Carioca de Fisiculturismo Feminino

No ano de 1986 acontece o terceiro Campeonato de Fisiculturismo da História do Rio de Janeiro e a volta por cima do Treinador Jair J. Frederico que cumpre sua promessa com a Vitória triunfal e absoluta de Marlene P. Faria. Vencedora do “Overall” – Total – Termo que se usa para mostrar o melhor entre todos os participantes da Competição –.
Nesta ocasião Marlene venceu a disputa entre concorrentes homens e mulheres recebendo nota máxima de todos os árbitros.
Pela Primeira e única vez na História do Fisiculturismo uma mulher consegue o grande feito de superar o “sexo frágil” ao vencer como absoluta na Competição entre homens e mulheres. Ironicamente já podíamos esperar tal fato por se tratar da Primeira vencedora de um Campeonato de ”Femininos músculos” no Brasil.

1986 – Primeiro Campeonato Nacional de Fisiculturismo da História do Brasil

No ano de 1986 a Confederação Brasileira de Fisiculturismo promove pela primeira vez na História do Brasil uma Competição entre atletas Fisiculturistas Femininas representantes dos Estados Brasileiros.
Realizado em Manaus – Amazonas – contou novamente com a vitória do Treinador Jair J. Frederico que sagrou-se mais uma vez pioneiro ao ser o Primeiro Treinador Campeão da Primeira Competição Nacional – entre Estados- realizada no Brasil com a vitória mais uma vez da atleta Marlene P. Faria – Primeira Campeã Brasileira de Fisiculturismo Feminino.

1ª Equipe a representar o Brasil em Competição Internacional Feminina de Fisiculturismo – Participação do Brasil – 1986

Marlene P. Faria ficou entre as três favoritas para ganhar o Campeonato Mundial que foi realizado em Cingapura na Ásia em Dezembro de 1986 – Ainda em 1986 A atleta Brasileira foi 1º Lugar no Campeonato Íbero-Americano – Campeã na categoria Leve e Vice-Campeã “Overall” Feminino do “Mundialito” realizado na Argentina.

Em 1988 foi fundada uma Federação de Fisiculturismo chamada “Federação das Associações de Bodybuilding” pelo Treinador Jair J. Frederico que organizou o Primeiro Campeonato Fluminense de Fisiculturismo em Niterói- Niterói Shopping – e após outro no “Salesiano”.
Posteriormente como produtor de uma grande casa de Shows no Rio de Janeiro, Scala Rio, com a mesma Federação citada acima, em 1989 o Atleta e Treinador Jair J. Frederico foi o pioneiro por ser o primeiro a oferecer premiação em dinheiro aos Atletas Campeões do Mr. Rio categoria Masculina  em um Campeonato no Brasil. Também foi produtor e organizador do evento denominado “Bodybuilding Classic”; “Aerobic in Babilônia” com a presença de inúmeras personalidades da mídia Brasileira e formadores de opinião tais como Xuxa Meneghel, Victor Fasano, Raul Gazolla, Paulo Cintura dentre outros.


História do Clube de Natação e Regatas Santa Luzia e o Fisiculturismo Feminino no Brasil

O Clube de Natação e Regatas Santa Luzia foi fundado em 13 de Dezembro de 1896 e teve o Atleta Jair J. Frederico como Diretor de Esportes de força e Terceira geração de um dos sócios-fundadores José Lanzillotte também atleta nas modalidades Levamento de Peso, Fisiculturismo e remo pioneiro da Musculação no Rio de Janeiro por já realizar Campeonatos na época, Mr. Rio,  José sardinha como era conhecido, foi um verdadeiro marombeiro, ( aquele que se exercita com as marombas , que são os avós das barras e anilhas que conhecemos hoje dia e eram utillizadas pelos atletas do clube naquela época). Portanto eram com barras e anilhas fundidas numa só peça 0——-0 e lembravam alguns halteres muito usados em aulas de ginástica, são peças fundidas interiças com um única bola de cada lado pois na época ainda não havia sido inventado as barras e anilhas. O clube de natação e regatas santa Luzia, onde foi também o grande palco do Primeiro Campeonato de Fisiculturismo Feminino da História do Brasil no então ano de 1984 na gestão do Saudoso Dr. Paulo Lencastre Presidente.
Ps. Todas as reportagens – Jornais e Revistas – encontram-se para fundo de pesquisa no Acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

publicado em agosto 17, 2011 por doctorbody

Uma resposta para “HISTÓRIA DO FISICULTURISMO FEMININO DO BRASIL E DOCTORBODY

Assinar os comentários com RSS.

  1. Marlene P. Faria é um orgulho para mim. Ela foi minha aluna de língua Inglesa no Estados Unidos em 2008. Quando ela me falou de sua trajetória no Brasil fiquei muito feliz. Hoje estou em processo para um novo passo na minha vida “Treinar para Fisiculturismo”. Marlene despertou meu sonho. Hoje sigo a Fisiculturista Valesca Macedo e seu esposo Frankie Vega (Dois profissionais fantásticos!!!) FISICULTURISMO = INSPIRAÇÃO para mim.
    George Roberts (TV Host/ Reporter & Columnist)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: